A Liana Bellandi Confecções nasceu em 1974, na cidade litorânea de Santos, estado de São Paulo, atrás da loja de sua mãe, começando a fabricar seus próprios biquínis de Chitão.

 

Liana, fazendo uso na praia dessas peças logo agradou; sua irmã e suas amigas começaram a também querer. Não demorou muito para as amigas e as amigas das amigas também cobiçarem o produto.

 

Assim, Liana começou a fabricar e criar fama – claro, tal como é muito usual no Brasil, a produção e o acesso ao mercado se davam em bases informais. Somente após quase uma década desse sólido sucesso informal, em 1985, ela lançou oficialmente a Grife Liana Bellandi, com fábrica e loja no bairro do Gonzaga. A partir daí começaram a ser confeccionados os biquínis de lycra Rosset e Santa Constância com vendas para todo o Brasil.

 

Com o boom do health & fitness chegado ao Brasil na Década de 1980, paralelamente, usando da sinergia que praia e saúde apresentam, ela iniciou a linha fitness, distribuído para as melhores academias. Ainda nos Anos 1980, a despeito severas dificuldades propiciadas pela economia brasileira dado seu elevado grau de fechamento e instabilidade cambial e monetária, ela foi uma das pioneiras na exportação de Fitness & Praia para Portugal.

 

O início dos Anos 1990 foi muito ruim para o setor têxtil brasileiro em função da rápida abertura, em especial, pela baixa competitividade que apresentava sua estrutura de custos, particularmente, de mão-de-obra. Nesse sentido, a empresa foi beneficiada, pois a qualidade de seu produto permitiu uma manutenção de receitas suficiente para que passasse por um profundo e bem sucedido processo de modernização visando redução de custos produtivos e ampliação de produtividade. Essa estratégia viabilizou economicamente a sua continuidade – algo muito diferente do que, infelizmente, ocorreu com a grande maioria das empresas do setor.

 

A Liana Bellandi Confecções, reestruturada em custos, produtividade e profissionalismo, teve como estratégia do restante da Década de 1990 aproveitar-se dessa abertura, para tal, passou a focar na ampliação do seu horizonte de mercado, passando, assim, de sobrevivente à crescente.

 

Para construir esse crescimento, começou a investir em marketing; para tal, podemos destacar o patrocínio ao Triatlhon no Brasil, um esporte novo, mas que ela apostou que seria uma grande oportunidade de health & fitness, como realmente se concretizou. Seus patrocinados, entre outros, eram Émerson Gomes, Frederico Luis Monteiro, Paulo Miashiro – os quais, hoje, são os melhores do Brasil e estão entre os melhores do mundo participando de Olimpíadas, com patrocínio das grandes marcas.

 

A vanguarda das apostas da Liana Bellandi Confecções também se deu em outra frente: As ações sociais na cidade de Santos e na sua planta produtiva, garantindo que sua produção não é condicionada por medidas de produtividade e redução de custos que violem os direitos sociais e humanos do trabalhador. Nesse sentido, há ações no sentido de tornar a produção cada vez mais em linha com o uso racional e ecológico de recursos naturais, em especial, nas etapas mais poluentes do processo têxtil.

 

Assim, consolidando trinta anos de história de sucesso, nesse momento presente, a Liana Bellandi é muito mais que uma confecção competitiva nas linhas fitness e praia, uma vez que desenvolve coleções para diversas marcas importantes e conceituadas do Brasil, fazendo um trabalho exclusivo de construção do que é moda.

 

Para tal, podemos destacar parcerias com as mais conceituadas marcas de tecido da atualidade, tais como a Rosset, Doutex, Santa Constância e Salotex, dispondo de uma equipe especializada em moda praia e fitness que estuda o que o cliente final quer e precisa para se sentir único e especial.
Por conseguinte, além do mercado doméstico, as exportações são pauta contínua da empresa nesses últimos quatro anos.

 

Por isso, caso tenha se deparado com o que realmente é belo e destaque na moda praia e fitness, seja pelo Brasil, seja em Madri, Barcelona, Miami, Roma, Líbano, Hawaii e África do Sul, com certeza, você já apreciou as peças da Liana Bellandi Fitness & Praia!